Folha de Leitura Portal de Informações - A Verdade da Notícia - Aparecida de Goiânia - Goiás

Terça-feira, 17 de Junho de 2025

Notícias Justiça

Grupo lança manifesto em apoio a Musk e defende impeachment de Moraes

Ministro do Supremo Tribunal Federal inseriu o dono do Twitter/X no inquérito das milícias digitais.

Grupo lança manifesto em apoio a Musk e defende impeachment de Moraes
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

08-04-2024

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um grupo de parlamentares e lideranças lançou um manifesto online em apoio ao empresário Elon Musk, dono do Twitter/X, defendendo simultaneamente o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Elon Musk, conhecido por suas críticas à regulação e censura nas redes sociais, acusou Moraes de cometer atos de censura e indicou que sua plataforma poderá desrespeitar decisões judiciais que determinaram a suspensão de perfis sob alegações de disseminação de notícias falsas durante a campanha eleitoral de 2022.

 
 

O embate entre Musk e Moraes intensificou-se com a inclusão do empresário no inquérito das milícias digitais e a abertura de um novo inquérito para investigar Musk por crimes como obstrução de Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.

O manifesto, intitulado “Censura Não — O Brasil Precisa Ter Voz”, conta com a assinatura de diversos políticos e personalidades, incluindo os deputados federais Adriana Ventura (Novo-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS), Any Ortiz (Cidadania-RS) e Bibo Nunes (PL-RS), além de parlamentares estaduais e influenciadores digitais.

O jornalista norte-americano Michael Shellenberger também endossou o manifesto, publicando o “Twitter Files Brazil”, uma série de e-mails que, segundo ele, evidenciam a imposição de censura a perfis na plataforma por parte de Moraes.

 
 

“Elon Musk se levantou para lutar contra a censura, e foi recebido com mais ameaças e a possibilidade do X/Twitter ser fechado no Brasil”, destaca o manifesto, convidando os internautas a se unirem em prol da liberdade de expressão e do fim do que chamam de abuso de autoridade por parte do ministro Alexandre de Moraes.

O documento virtual representa uma ampla mobilização em defesa dos princípios democráticos e do direito à livre manifestação de opiniões, em meio a um contexto de tensões entre autoridades judiciais e figuras proeminentes do mundo digital no Brasil.

 
 

Redação AM POST

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!