Após as cantoras Ivete Sangalo e Ludmilla anunciarem nesta quarta-feira (15) o cancelamentos de suas turnês alegando problemas com a produtora 30E, conhecida por organizar grandes eventos, a revista Billboard, especializada na indústria musical, expôs que o que pode ter levado ao cancelamento das turnês foi o fracasso na venda de ingresso. A publicação trata os projetos como “tragédia anunciada”.
A primeira apresentação da tão esperada turnê de Ivete Sangalo, celebrando seus 30 anos de carreira, estava programada para ocorrer na majestosa Arena da Amazônia, em Manaus, no dia 2 de junho deste ano. O local tem capacidade para acomodar até 44 mil pessoas, a expectativa era alta, porém, apenas pouco mais de 2,5 mil ingressos haviam sido vendidos. Em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, a situação não foi melhor, com vendas que mal ultrapassaram a marca dos 100 ingressos, um número consideravelmente baixo para uma artista do calibre de Ivete Sangalo.
Ludmilla, outra estrela da música brasileira, enfrentou uma situação semelhante. Planejando performances em locais com capacidade para entre 10 mil e 20 mil pessoas, a venda de ingressos foi decepcionante, com menos de 500 bilhetes comercializados.
Embora tanto Ivete Sangalo quanto Ludmilla tenham fornecido justificativas iniciais para a mudança de planos em relação às suas respectivas turnês, a produtora 30e, responsável pela organização dos eventos, veio a público para esclarecer a situação e disse que foi surpreendida com o comunicado público anunciando o cancelamento da turnê “A Festa”, antes que pudessem implementar qualquer alteração.
Já em relação a Ludmilla, a empresa não chegou a sequer fazer uma proposta para a cantora. “Em relação à turnê ‘Ludmilla in the house tour’, não houve nenhuma negociação anterior à decisão exclusiva da artista, e seu comunicado”, revelou a 30e. Após essa nota da produtora, a “Billboard Brasil” revelou a quantidade de ingressos vendidos em cada turnê.
O alto valor dos ingressos é uma questão citada pelos especialistas ouvidos pela Billboard Brasil –além da grande quantidade de eventos, que faz com que o público precise escolher a que shows ir. Em Belém, um dos destinos das turnês da 30e, os ingressos para assistir a Ivete e Ludmilla iam de R$ 150 a R$ 3 mil por cabeça. Segundo dados do IBGE o salário médio do trabalhador paraense aparece entre um dos menores de toda a região Norte, com média de R$ 2.200.
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