-
20/02/2024 às 18:13
-
Leitura em dois minutos
Um paciente com um dispositivo da Neuralink implantado no cérebro já consegue movimentar o ponteiro na tela de um computador apenas com o pensamento, disse o empreendedor Elon Musk na noite de segunda-feira, 19.
Leia Também:
O empresário é proprietário da Neuralink, uma empresa de neurociência estabelecida em 2016 com a meta de criar dispositivos cerebrais em humanos para permitir que as pessoas naveguem por dispositivos eletrônicos apenas com a mente, sem movimentos físicos. Musk também é dono da Tesla (de veículos elétricos), Space X (de foguetes espaciais) e do X (plataforma social, anteriormente conhecida como Twitter).
“O avanço é positivo, e o paciente parece ter se recuperado completamente, com efeitos neurais dos quais estamos cientes. O paciente pode mover um cursor na tela apenas pensando”, afirmou Elon Musk em uma conversa por voz no X Spaces, uma ferramenta da plataforma.
O bilionário se refere ao primeiro paciente humano da Neuralink. Em janeiro, a empresa anunciou o implante em um ser humano, um feito inédito em sua história, que anteriormente realizava apenas testes em animais, como macacos e porcos. O desenvolvimento ocorreu após a empresa obter a aprovação da agência reguladora dos Estados Unidos em maio de 2022.
Conforme Musk, o objetivo da Neuralink é possibilitar que o paciente consiga clicar em botões e movimentar o cursor em várias direções na interface do computador. “Estamos buscando possibilitar o acionamento de botões pelo pensamento o máximo possível. Isso é o que estamos focando agora”, disse.
Comentários: