08-06-2025
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), exonerou neste domingo, 8, os comandantes do Comando de Operações Policiais Especiais (COE) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) de seus respectivos cargos, além de determinar o afastamento de 12 policiais que participaram da operação no Morro Santo Amaro, na zona sul da capital carioca no último sábado, 7.
A decisão acontece depois da operação do Bope que matou uma pessoa e deixou outras cinco feridas. As vítimas participavam de uma festa junina de rua, que reunia uma grande quantidade de pessoas, incluindo crianças.
Em imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ouvir os barulhos dos tiros no momento em que uma quadrilha se apresentava. O jovem que morreu na operação é Herus Guimarães Mendes, de 24 anos. Ele foi enterrado neste domingo e deixa um filho de 2 anos.
Em postagem no X, antigo Twitter, onde anunciou o afastamento dos policiais, o governador do Rio de Janeiro disse que a Polícia Civil e a Corregedoria Interna da PM vão investigar o caso. Castro garantiu que todas as imagens do evento, gravadas pelas câmeras corporais dos profissionais, serão disponibilizadas para que as devidas responsabilidades sejam apuradas.
Comentários: