Javier Milei — O Leão, O Rei, O Louco, o Avis Rara —, líder da coalizão A Liberdade Avança, o homem que prometeu revolucionar tudo para transformar a Argentina novamente em uma potência global, foi eleito presidente neste domingo (19/11).
O rival Sergio Massa concedeu a vitória ao anarcocapitalista em discurso poucas horas depois, mesmo antes do resultado oficial. A contagem de votos segue e dá no momento uma vantagem de quase 12 pontos percentuais de Milei sobre Massa.
A posse do novo presidente argentino está marcada para o dia 10 de dezembro.
As propostas de Milei são descritas como "libertárias" e "anarcocapitalistas". Incluem a dolarização da economia através de uma "competição livre de moedas", a eliminação do Banco Central e a drástica redução do tamanho do Estado, através da eliminação de ministérios, obras públicas e privatização de empresas estatais.
Ao vencer no segundo turno, Milei se torna o primeiro economista a chegar à Casa Rosada. Trata-se de um fato significativo em um país que já foi um dos mais ricos do mundo, mas há anos sofre com uma inflação anual acima de 100% e onde 40% da população vive atualmente abaixo da linha de pobreza.
Comentários: