Richard Slayman, 62 anos, o primeiro humano a receber um rim de porco geneticamente modificado em um transplante pioneiro, morreu no Hospital Geral de Massachusetts, em Boston (EUA), onde a cirurgia revolucionária ocorreu, confirmou a notícia no sábado (11).
Embora a causa da morte de Slayman não tenha sido atribuída diretamente ao transplante, o hospital destaca que sua contribuição como um símbolo de esperança para pacientes transplantados globalmente será lembrada.
O procedimento, liderado pelo nefrologista brasileiro Leonardo Riella, diretor-médico do centro de transplante de rim da instituição, ocorreu em 16 de março deste ano, durando cerca de quatro horas. O rim fornecido pela eGenesis, um porco geneticamente editado, passou por modificações para reduzir as chances de rejeição, incluindo a inativação de vírus potencialmente prejudiciais.
Slayman, que havia enfrentado anos de diálise antes de um transplante humano em 2018, optou pelo procedimento experimental devido às limitações das opções convencionais e às complicações de saúde.
Comentários: